quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

"Hoje o camelô vem trazendo..."

Já disse aqui que sofro horrores com engarrafamentos diários no trajeto Recreio -Centro-Recreio. São duas horas, em média, para ir e voltar do trabalho e só isso, só esta parte da minha vidinha suada e corrida, já rende inúmeras histórias, acho até que livros!! Hehe

Pois bem, final de expediente, me carrego até a Central, faço meu lanchinho de sempre (suco de laranja e queijo quente) e vou para o bus, que fica parado aguardando o horário de saída (sim, é o ponto final). Depois, entro no bus, me acomodo (hein??), tapo os ouvidos com o mp3 e passo a mão numa revistinha para amenizar a imensa e calorenta viagem.

Tudo já é rotina pra mim!

Existe um roteiro padrão nestas viagens. Passageiros reclamam da demora do ônibus em sair da Central, da falta de explicação dos despachantes... Depois reclamam do trânsito, do calor, da muvuca... Depois é a vez do motorista, que não abre a porta fora do ponto (deixando passageiros histéricos do lado de fora); que grita pra fora da janela pedindo água aos ambulantes (odeeeeeeeioooooooo esta parte, pois eles gritam mesmo!!); que fecha bruscamente carros menores; que deixa os ambulantes entrarem nos ônibus... Aí, meus amigos, é quando a festa começa. A entrada, em série, dos ambulantes dentro dos ônibus me remete àqueles canais de venda, sabem? É uma oferta atrás da outra. É cada discurso! Cada papo! O ideal seria mesmo gravar o que vejo, pois contando assim, vocês podem não acreditar. Mas o fato é verídico... e diário!

Tem vendedor de escovas de dente, que embora sem dentes na boca, informa que a maioria das bactérias bucais se encontra na língua e que o seu produto é aprovado pela “ordem dos dentistas”; tem vendedor de descascador de frutas e legumes, que faz demonstração na hora. Isso mesmo! Eles se equilibram no meio do corredor, colocam uma caixa de papelão no chão e começam a descascar seus legumes e frutas na frente de todo mundo, num ônibus lotado! Tem também os evangélicos, os que representam instituições de caridade, de apoio aos viciados, aos sem-teto, aos jovens carentes... Tem os que “poderiam estar matando, poderiam estar roubando, mas estão ali pedindo sua ajuda...”; tem os vendedores de barras de cereais, tão baratas, que eles fazem questão de dizer que seus produtos estão dentro da validade... E todos iniciam seus discursos com “Boa tarde/noite Srs. passageiros, hoje (é todo dia assim) o camelô vem trazendo...” e terminam dizendo, “O camelô agradece a audiência, trazendo sempre aquela garantia de qualidade”.

Impossível postar de uma só vez todas as histórias. Prometo que farei isso aos poucos, pois são muitas e todas divertidas.

3 comentários:

  1. hahahaha! Já escuitei algumas delas de você pessoalmente e, realmente, dá pra rolar de rir. Quanto ao calor, não estrague as probres das revistinhas. Compre um leque. Eu tenho três. Quem sabe o camelô não vende?

    ResponderExcluir
  2. Amiga..............dá pra imaginar o que seja essa "saga". "eu podia tá matando..eu podia tá roubando..." já está há algum tempo nas paradas de sucesso...kkkkkkkkkkkkkkkkk...(aliás "parada de sucesso - tá soando antigoooooo)

    ResponderExcluir
  3. É irmãzinha!!!!!
    Não é mole não, largue esse "perrengue" todo, e volte para o seio de sua amada terra natal!!!!kkkkk

    ResponderExcluir