sexta-feira, 12 de abril de 2013

Foco superestimado



De acordo com o dicionário, “focar” significa manter-se concentrado; ajustar o sistema óptico para uma imagem mais nítida. E é daí que sigo... “ajustar para uma imagem mais nítida”.
 
Sinônimo de virtude, pessoas que se mantêm focadas são consideradas mais determinadas e seus objetivos, em geral, alcançados com maior eficiência. Correto? Hum...

Certamente que se o objetivo for alcançar a eficiência humana (tipo Tempos Modernos), retiro minha questão e levo o assunto ao botequim e à cerveja. Mas, pentelhando mais sobre o assunto, penso no foco como um instrumento, uma espécie de acessório para ser usado e abandonado, quando desnecessário. Manter-se constantemente focado, ou seja, com excesso de zelo a uma determinada imagem, também pode significar que outras tantas imagens estão sendo negligenciadas pelo seu sistema óptico. E isso soa mal!

Leva tempo para ajustar nosso sistema óptico! Selecionar prioridades requer conhecimento, observação, experiência... E em tempos tão midiáticos como estes nossos, de tantas urgências, onde o ajuste de imagens é imediato e a exibição do foco exposta ao mundo, sem muito critério, é interessante pensar nesta analogia. O foco, superestimado como virtude, sinônimo de competência e eficiência, exibe as imagens que escolhemos para nos representar. Mas também nos prende, nos torna reféns, nos limita!

Focar significa também abandonar. Deixar para trás muitas outras imagens, possibilidades e detalhes. Ao fechar nosso sistema num determinado enquadramento, estamos de certa forma delimitando nosso caminho, projetando, construindo, dizendo ao mundo quem somos e o que há em nós. Cada imagem escolhida representa o abandono de todo o resto. Este é o preço do foco!

Aprender a lidar com o nosso sistema óptico é aprender a colocar em foco imagens que nos são de valor. Saber quando abandoná-lo é aprender que há certas imagens que só poderão ser percebidas, plenamente, em toda a sua extensão.

Um comentário:

  1. Pesquisei como "foco superestimado" e seu texto apareceu. Gostei das analogias!

    ResponderExcluir