quinta-feira, 24 de março de 2011

C'est la vie II (Eu disse que continuaria!)

Sei que meus leitores são em número maior do que os que se apresentam – e se expõem – com seus comentários. Como sei disso? Ora, eles me revelam sempre que me encontram! Dizem me acompanhar por aqui e se revoltam quando ficam sem notícias. Não é, tio Fofinho? Hehehe

Pois bem, aqui vão as notícias!

Conforme comecei a contar dias atrás, não foram poucas as emoções pelas quais passei o ano passado e início deste. O ano de 2010 começou em clima de restauração, repleto de possibilidades para a reconstituição da minha vida. O anúncio era bem bom e eu estava otimista.

Mas logo em março fui pega com uma bomba. O atendimento jurídico gratuito, um audacioso projeto social onde eu trabalhava no Rio, havia mudado de gestora e muita coisa passou a mudar desde então.

De início foi como uma ameaça de Tsunami que não vingou... Quase um boato! É que, embora a nova gestora já tivesse sido nomeada em Diário Oficial, na prática, nada mudou.

Após quatro anos de trabalho árduo e parceria imbatível, eu e minha grande amiga e companheira de trabalho, a antiga gestora, fomos separadas e sentimos muito toda aquela mudança.

No escuro, então, passei a caminhar.

Lá para o meio do ano a nova gestora convocou uma reunião e com alguma cautela e muita polidez achou por bem encerrar o projeto, pois o mesmo “não fazia mais parte da ideologia da atual gestão”. Enfim... Meu compromisso foi relatar todo o procedimento para o tal encerramento, desde as formalidades até o tempo que seria necessário para “apagar as luzes”.

Após recuperar os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea saí de lá com a mesma sensação de “fim do mundo” que o advogado Kevin (Keanu Reeves) demonstrou em Advogado do Diabo, quando saiu do hospital, após perder sua esposa, para encontrar seu pai, O diabão representando por Al Pacino, naquela Nova York vazia de tudo! (Lembram da cena?) A “minha” Nova York foi a Presidente Vargas e naquele momento ela ficou completamente vazia!!

No dia seguinte, semiviva, fui trabalhar e rapidamente tratei de redigir um relatório completo com o número impressionante de 215 processos em andamento e 33 para serem abertos, já com papelada arrumada e tudo. E, em todos, eu teria que renunciar e ainda teria que explicar o “porquê” para cada uma daquelas mulheres. Meu Deus!! Minha nossa!! E a Dona Fulana, rapidamente pensei, como vai receber esta notícia? E a Dona Beltrana... Naquele estado em que ela se encontra ultimamente, em depressão... Conhecia a realidade e a história de cada uma delas!!! Vivi com elas muitas de suas dores e as ajudei a superar outras tantas!! Aquilo não podia estar acontecendo!!! Era choro misturado com raiva, acompanhados pelo receio de não dar tempo e de eu não ter forças para fazer tanta coisa ao mesmo tempo e, pelo visto, sozinha!!!

Prontamente fiz o tal relatório e exigi uma documentação para a finalização formal do projeto. Decidi só finalizar se tal documento me fosse entregue. Antes disso, nada de renúncia!! E por isso não falei nada a ninguém.

Mandei por email e esperei.

Durante vários dias fiquei colada em meu email, na expectativa de qualquer resposta, mas... Nada!! Nadica de nada!!! Desenvolvi até TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) de tanto ficar abrindo e fechando o Gmail. Que gastura!!

Então resolvi mandar mais emails, ratificando o relatório e o pedido da documentação para a finalização do projeto. Todos os emails eram enviados com cópias para as assessoras e a secretária e... NADAAAAA!!! Nenhuma resposta de ninguém!!! Cheguei a delirar com isso, a ter pesadelos e sonhos mirabolantes: “Será que o projeto havia mesmo terminado?? Será que aquela reunião fatídica tinha mesmo acontecido??”. Passei a duvidar do que tinha ouvido e minha sanidade ficou seriamente comprometida. Durante um bom tempo vivi num estágio entre a lucidez e a completa loucura!!

Os meses foram passando, precisei entrar de férias, voltei das férias e... NADAAAA!!

Já era dezembro de 2010 e o recesso forense batia às portas. A gente sempre fechava o expediente nesta época do ano. Precisava falar com ela e saber como ficaríamos!! Se Maomé não estava indo à montanha, não tinha outro jeito, a montanha aqui, teria que ir a Maomé!!

Fui pessoalmente falar com a nova gestora e lhe propus manter os processos que estavam em andamento, nem que fossem sob minha responsabilidade pessoal, como advogada (como disse, estava surtando mesmo!). A proposta, claro, foi aceita.

Que notícia esplendorosa!! Poderia manter os processos em andamento até que fossem finalizados e no início do ano, com o término do projeto, trabalharia com a antiga gestora, no setor onde eu sempre estive lotada. Se o término do projeto era inevitável, ao menos ele seria encerrado sem deixar nenhuma pendência. Naquelas circunstâncias essa possibilidade era a perfeição e eu até comemorei!!

A alegria, no entanto, durou pouco. A empresa pela qual eu trabalhava, terceirizada, encerrou o contrato e uma-torcida-do-Vasco-inteira foi demitida!! Era gente pra dedéu e nessa leva eu, e os 215 processos em andamento, fomos juntos.

Tentamos fazer com que eu ficasse... Em vão, não deu mesmo. E aos 02 de fevereiro de 2011 assinei meu aviso prévio e isso, lhes asseguro de coração, foi o que menos pesou. Minha “morte” já tinha sido anunciada bem antes disso!!

Após cinco anos de trabalho, em sete anos de existência do projeto, foi minha a missão de “apagar as luzes”.

Este projeto foi um grande encontro! Foi ali que me encontrei! Ou como eu mesma disse na despedida: Foi onde encontrei a oportunidade de ser a advogada que eu sempre quis ser!! Foi a semente encontrando o solo fértil!! Era O SONHO!!! E, cá entre nós, quantas vezes em um trabalho temos a oportunidade de fazer EXATAMENTE o que mais amamos??

Continua...

5 comentários:

  1. Delírio seu, achar que só aquilo "tudo" seria suficiente para tal capacidade !!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol... Sou daquelas pessoas que continua lutando pelo que acredito, portanto ainda continuo lutando para que aquela entidade ou instituição não se transforme burocraticamente em um "elefante branco"... Tô sem minha advogada e não me conformo com isso! Outro dia encontrei no catete uma pessoa que veio "desabafar" sobre o que vem sofrendo com o exmarido que ainda a ameaça e eu pela primeira vez em anos não sabia para onde encaminhá-la...Te conto para vc saber que seguirei por mim e pela mulherada a insistir que retorne o departamento jurídico...
    No mais, querida espero que vc esteja bem. Não deixe de dar notícias
    beijo grande
    Eide

    ResponderExcluir
  3. É só um tropeço no longo caminho que você ainda tem pela frente. Reajeite os sapatos, bata a barra da calça e siga, confiante sempre.

    ResponderExcluir
  4. Amiga querida,
    tenho certeza que tantas outras mulheres em sua cidade natal serão beneficiadas com seu projeto... Você sempre trabalhou em belas idéias! Sei que "participou", mesmo que o mais breve possível, à vida das que lá ficaram. Continue sendo inteira em cada ação, em cada palavra, em cada pensamento! A vida é uma guerra! Mantenha suas observações e, haja o que houver, continue praticando o bem aos demais à sua volta.
    O que virá sucede sempre com afinidade ao que passou.
    Seu sucesso admirável continuará naturalmente onde quer que esteja.
    Seja tranquila com as coisas às quais estão te unindo pelo "acaso"; ame, mas de verdade, aos que a vida te aproximou viver...Em tuas mãos está o poder de reavivar continuamente a tua chama!
    Realize a tarefa que te corresponde realizar (ou continuar).
    "Motivo de "arrependimento" é não começar tudo de novo." Eu que o diga minha amiga querida!
    Obrigada por estar sempre ouvindo o meu "drama", sinto uma paz emocional quando estou perto de você!
    Você já deu certo.
    Beijos sempre co saudades,
    simon

    ResponderExcluir
  5. Lembro da primeira vez que te encontrei, estava cansada, insegura e descrente.
    Você captou de primeira tudo que estava acontecendo como se fosse uma amiga íntima e confidente que conhecesse toda a minha história.
    Fiquei muito impressionada e emocionada.
    Você disse que iria humanizar meu processo, me passou tanta segurança que mudou minha vida para sempre,claro que foi um processo, mas eu consegui.
    Agradeço muito pelo que fez, quero que lembre sempre que é uma pessoa especial e rara que faz diferença nesse mundo e que se foi isso que aconteceu contigo é por que com certeza tem uma missão importante para cumprir em outro lugar.
    Um grande beijo de sua admiradora, Maria Lúcia.

    ResponderExcluir