sábado, 16 de fevereiro de 2013

Cansada de correr na direção contrária (sem pódio de chegada...)



Cazuza era o cara! Como pode um mimado garoto da Zona Sul do Rio de Janeiro, dizer aquilo tudo? 

O texto de hoje não é sobre o Cazuza, nem sobre a genialidade de “rebelde sem causa”, típica dos anos 1980, que ele imprimia em suas letras, roupas e atitudes, mas sobre o desejo de se liquefazer, de tornar-se líquido. Isso Cazuza também soube fazer!

E em que a citação de Cazuza ajuda? Bem, primeiro veio o sentimento, depois a frase, e dela todo o resto, de modo que ela se faz necessária aqui como inspiração e também como justificativa. Estou, de fato, cansada de correr na direção contrária! Cazuza disse o que eu mesma estou me dizendo agora. Saiu de maneira tão inédita e espontânea de mim, que por um segundo me esqueci que esta frase já havia sido escrita! Ela pareceu tão minha, que quase não dei os créditos ao Cazuza! Quase suspeitei que tivesse sido eu, e não ele, a escrevê-la! Surto, claro!

Caindo a ficha de que havia sido ele e não eu, me deu vontade de escrever algo que fosse meu. Estou cansada e isso é um fato. Talvez seja só efeito da leve anemia que me assola; talvez não. Todas as vezes em que me sinto cansada, esgotada, me enrijeço; meus músculos se contraem, meu pescoço fica tenso e me torno menos tolerante, mais ríspida, mais chata, mais exigente... E, claro, o que passo a receber do cosmos é... Exatamente o mesmo! E tudo fica maravilhosamente insuportável, gerando mais combustível para o meu surto! É como se caminhasse diante de uma tempestade de areia. O esforço é super! Meu rosto todo se desfigura, afetado com a pressão do vento! Minha cabeça parece que vai explodir com tantos pensamentos e subir como um foguete, deixando para trás o meu corpo. Mas comigo sempre foi assim e confesso que até gosto disso. Só funciono na pressão, na catárse, pois a crise me obriga a saltar; me expulsa do lugar onde me acomodei. Após um período de tensão e análise, minhas decisões saem sempre como espinhas! O alívio, entretanto, é imediato e com ele a certeza "Ufa! Era isso o que eu queria!

Agora, é um desses momentos! Vivo o período de tensão e análise; de incomodo e desconforto, que precedem minhas decisões. Uma grande e amarela espinha será espremida na segunda e o alívio será imediato! A rigidez da tensão será liquefeita. 

O primeiro passo será dado e com ele outros virão até que esteja correndo, disparando contra o sol; na direção contrária, talvez, mas com pódio de chegada e beijo de namorado!

3 comentários: