sábado, 17 de março de 2012

Poder e Potência

O caminho para o conhecimento é estrada sem volta repleta de desvios, atalhos, trechos que se encontram e se separam. Um passo dado em uma direção, te leva a outra, outras, e vamos nos “perdendo” de tal forma que não sabemos apontar de onde viemos, nem a partir de quais escolhas chegamos onde chegamos. E não paramos, seguimos. Há muito para ser visto, conhecido...
Estou finalizando minha dissertação de mestrado em ciências políticas e meu stricto tema, não tem nada de estrito... É bem lato!! Hobbes, Locke e Rousseau e o surgimento do Estado. Condição natural do homem, estado de sociedade, propriedade, liberdade, outorga de poder e por aí vai. Claro que os caminhos que me levaram à eles, também me levaram a outros. Claro, também, que não foram exatamente eles que me conduziram a outros caminhos e sim, outros caminhos... Por fim, somos uma colcha de retalhos, uma colagem nem sempre justaposta de tudo o que vem vindo desde quando nascemos e nos achamos metidos numa determinada circunscrição (filiação, família, cidade natal,amigos, hábitos...), ou seja, nesta paleta de combinações que nos representa e que por meio da qual nos representamos ao mundo. Somos plural!! Por isso não há o "eu". Somos várias vozes, vários retalhos numa combinação própria. Nestes cruzamentos de caminhos, que no meu caso me levaram ao direito, à ciência política, à Hobbes, Locke e Rousseau... Tb conheci Foucault, que me "desviou" para outro caminho. Familiarizada com a palavra poder, nada sabia sobre potência. E Foucault me levou a Deleuze (ou o contrário). Deleuze fala de Espinosa, que fala sobre potência, expressão da vitalidade de cada indivíduo; potência, potencial, possibilidades... "Efetuar algo de sua potência é sempre bom. O ruim é um grau menor de potência e este grau é o poder". Porque o poder separa as pessoas, pois se inscreve na moral, na culpa, na "dívida infinita" que temos que pagar, pois somos pecadores! Poder é exercer o controle; é negar o que somos; julgar o que é; "limpar", impor a ordem e excluir o que a ela se opõe ou dela se distingue. Percepção fantástica! Este entendimento acorda uma parte do meu cérebro, do meu corpo, que estava dormindo e me indica outros caminhos!

3 comentários:

  1. hey nice one post.....this helped me alot to come out problem.!!
    thanks alot.
    1998 Jeep Comanche AC Compressor

    ResponderExcluir
  2. Está com o cerebro acordado e pronto é mesmo fundamental para tomarmos minimamente conta do nosso próprio destino! Bjos carismaticos e boa sorte!

    ResponderExcluir